Lab2: VVVV – Programação Computacional para Artistas

MEP, 22 a 24/6, das 9 às 13h.

Facilitador(a): Caio Fazolin

Descrição:

vvvv é um ambiente de programação em tempo real híbrida (visual e textual), para fácil prototipagem e desenvolvimento. Ele é projetado para facilitar a manipulação de grandes quantidades de mídia, utilizar interfaces físicas, gerar gráficos animados em tempo real e interagir som e imagem.

vvvv é gratuito para aplicações não comerciais, para uso comercial é necessário uma licença.

Para baixar o instalador acesse http://vvvv.org/downloads.

O objetivo do laboratório VVVV – PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL PARAARTISTAS é introduzir à artistas e curiosos conceitos de programação que servirão de base para performances; instalações; controle de luz, som e vídeo em shows e espetáculos; criação de animações para vídeo e produção de peças gráficas.

Durante todo o LAB os alunos serão instigados a trazer questões relacionadas aos seus trabalhos autorais, para análise e possíveis soluções com a programação computacional. Especialmente para o Festival Amazônia Mapping, a oficina abordará a temática VIDEO MAPPING  ou VIDEO MAPEAMENTO.

Público-alvo:

O LAB é aberto a todos interessados, não sendo necessária experiência em programação anterior. Inglês básico é desejável.

 

Vagas:

15 vagas

 

Pré-requisitos:

É necessário que o o participante leve um notebook com sistema operacional Windows e tenha noção mínima de sistema operacional. Inglês básico é desejável.

 

Conteúdo:

Módulo I (15 horas) 3 encontros

– Iniciando o vvvv pela primeira vez

– Movendo, rearranjando e criando nodes

– Pinos de entrada, saída e conexões

– Salvando, abrindo e o arquivo XML

– Renderizando um texto (Hello World)

– Movendo e colorindo um texto

– Enumeration, color, string, toggle e bang

– Herr Inspektor (propriedades)

– Spreads e slices

– IObox, columns, rows e slicecount

– Entrando valores (value), texto (string) e cores em um

– Arquivos de ajuda, F1 e comentários

– 2d básico, coordenadas xy

– Rolando, movendo, copiando e alinhando

– Múltiplas conexões e estilo

– Escondendo nodes e travando patchs

– 2d transform, mudando a escala e rotacionando

– Quad, pillow, segment, rope e polygons

– IObox color

– HSV, HSL, RGB (color join e color split) cores

– IObox value avançado

– Combinando spreads

– Reamostragem e contagem

– Usando um booleano para mudar a cor

– Combinando trocas e AND e NOT node

 

Parabéns aos selecionados no LAB2:

  • Anderson Santos
  • Iorham Fagundes dos Santos
  • Francisco Silva
  • Nando Lima
  • Marcus Vinicius Nascimento da Silva
  • Raony Souza
  • Jorge Costa Barbosa
  • Helton Lobão
  • Evandro Gobitsch Paixão
  • Edson Ricardo dos Santos da Silva
  • Beatriz Paiva
  • Tarcisio Gabriel
  • Diogo Vianna
  • Izabella Reis
  • Iris Vilela
  • Heitor Rodrigues
  • Adrian Kauê Bentes da Silva
  • Higor Palheta
E não esqueça! É necessário que o o participante leve um notebook e instale o programa de acordo com o tutorial enviado por email.
Seja pontual e frequente. Certificados serão entregues somente para aqueles que frequentarem o curso integralmente. Aproveite a oportunidade para aprender e trocar conhecimentos!

caio oficina caio oficina2 caio oficina3